sexta-feira, 9 de julho de 2010

DISCIIPULOS DE EMAUS

Nós Jovem deveríamos tirar desta passagem bíblica um exemplo vivo para a nossa caminhada como Cristãos. “Abriu-lhes as Escrituras” a Palavra de Deus ilumina todo o mistério de Cristo e o mistério da nossa vida humana daí resultou “arder-lhes o coração”, não nos arde também a nós muitas vezes quando ouvimos a Palavra, e logo surge o convite “fica connosco, Senhor”. A Palavra desfaz a cegueira e a dureza do nosso coração, ilumina a nossa mente e dá animo aos nossos corações.
Olhamos para Cristo como o desconhecido, mas quando dispostos a abrir-Lhe o nosso coração automaticamente passa a amigo.
“Reconheceram-no na fracção do pão”. O encontro à mesa é o momento culminante da revelação de Jesus, por isso é que a Eucaristia é muito importante para nós, ela dá-nos forças. “Partiram imediatamente…”, para dar testemunho. O encontro com Cristo enche o nosso coração de luz, de alegria, de esperança para o anunciar ao mundo, essa é a nossa missão. Sermos evangelizadores.

Vocação, um convite feito por Deus....

Vocação não é privilégio, nem imposição ou destino, mas uma escolha de Deus e uma decisão humana. É uma manifestação do amor de Deus que inspira, interpela, aponta rumos, orienta, conduz. Deus chama o homem para participar da sua obra criadora. Chama-o à vida, a ser mais, a servir, a ser filho e irmão, enfim Deus chama o homem para atingir a perfeição: “Sede perfeitos como o Pai”. Ele nos escolheu desde toda a eternidade: “Antes que te formasses dentro do ventre de tua mãe, eu te conheci, te consagrei, te constituí profeta... Irás onde eu te envio, nada temas. Estarei contigo para te salvar”(Jer 1,4-8). Deus continua a chamar-nos hoje, como ontem. Podemos responder SIM ou NÃO, pois Deus respeita nossa liberdade. Toda vocação é um modo especial de se revelar a face de Jesus.
Jesus passa, olha, chama a cada um de nós e é Ele quem toma a iniciativa. O chamamento não depende de nós, de nossos méritos, riquezas ou qualidades. É dom gratuito de Deus. Ouvir o chamamento, reconhecê-lo e acolhê-lo, não é algo que acontece de repente. É um processo que se dá aos poucos e com ajuda das pessoas. Exige atenção, compromisso, responsabilidade, coragem. Jesus não esconde as exigências: “quem quiser me seguir deve renunciar a si mesmo e carregar a sua cruz todos os dias” .
Hoje Jesus chama muitos jovens e muitas jovens ao seu seguimento. Ele chama pelo nome, “Segue-me”, talvez muitos se desculpem mas Jesus continua a insistir: “Segue-me, eu preciso de ti”. Qual será a sua resposta?

VIDA DE ANJO...

Anjo é um nome que vem do Grego "Ággelos" e do Latim "Angelus", que significa "mensageiro" e "daimon" do Grego que significa "espírito".
Quando nascemos, enquanto damos o nosso primeiro sopro de vida neste mundo, o nosso Anjo da Guarda está presente.
Eles são os seres que se propuseram a ajudar a Humanidade nesta batalha, que estamos a travar nestes tempos difíceis em que estamos a viver. Eles vêm de Deus, mandados por Ele, para que ajudem todos aqueles que querem trilhar o caminho da Luz, o caminho do Amor e o caminho da Paz.
Ao longo da nossa vida encontramos muitos anjos, anjos sem asas que nos ajudam a caminhar enquanto pessoas, a esses anjos chamamos de amigos, aqueles verdadeiros que estão sempre do nosso lado sempre que necessitamos.
Também nós temos que levar uma vida de anjo, sempre disponíveis para ajudar quem necessita de nós, temos que agir como enviados de Deus caminhando para a luz, para o amor e para a paz…
Sejamos anjos sem asas… Quem sabe se nós mesmos não seremos anjos perdidos por este mundo com a missão de fazer o bem a alguém que nos rodeia…
Saudações atentas…